Cuidado com a malha fina!

Chegou a hora de fazer a declaração de imposto de renda, e as pessoas já começaram a se preparar para entregar a sua, tem aquelas pessoas que preparam toda documentação e querem fazer tudo nos mínimos detalhes, mas também existem aquelas que querem omitir valores recebidos para pagar menos imposto ou até mesmo exagerar nos gastos com aquela mentirinha para conseguir uma restituição maior.

Atualmente esta cada vez mais complicado para esse segundo grupo de pessoas, o avanço da tecnologia permite um cruzamento mais preciso das informações.

Mas o que é o cruzamento de informações? Todas as empresas e instituições financeiras são obrigadas a enviar declarações para Receita Federal, as empresas precisam enviar a DIRF onde informa todos os valores pagos e todos os valores retidos para o imposto de renda na folha de pagamento dos seus funcionários, por outro lado o banco onde são depositados esses pagamentos mensais são obrigados a enviar a E-financeira onde vai informar toda a movimentação bancaria durante o ano, portanto se você tem conta em dois bancos a mantem movimentação na duas a receita vai receber essas informações, e ainda existem as notas fiscais emitidas em seu CPF seja em compras grandes ou em cupons em supermercados e lojas onde as informações são transmitidas automaticamente para Receita.

Através dessas informações a Receita Federal consegue cruzar os rendimentos dos contribuintes com os seus gastos e verificar se existe algo errado nesse processo. Sendo encontrado erro na declaração o contribuinte é notificado e precisará regularizar as pendências, dependendo do caso a multa pode chegar a 75% do valor devido, e em situações mais extremas a 220%.

Portanto tome muito cuidado na hora de fazer a sua declaração para evitar complicações futuras.

CLIQUE  AQUI! E saiba mais sobre como fazer sua declaração de imposto de renda 

Baixe Grátis nossa Planilha de Fluxo de Caixa!

paixaocontabil

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *