7 Cuidados na hora de declarar o seu imposto de renda.

O inicio de ano chegou e com ele a temida declaração de imposto de renda, ao contrário do que muitos pensam ela pode ser mais tranquila do que parece, porem é preciso tomar alguns cuidados para garantir que seja feita dentro dos tramites legais evitando assim uma possível malha fina da receita federal.

Abaixo seguem 7 dicas que podem ajudar você na elaboração da sua declaração, mas se você nunca fez ou esta em duvida em como preencher a sua, procure ajuda de um profissional que esta habituado a fazer declarações com frequência.

1° Erros de digitação.

Após preencher sua declaração leia com cuidado cada uma das informações, pois um erro pode causar grandes dores de cabeça, principalmente se ele ocorrer nos rendimentos tributáveis e você acabar informando um valor diferente do que realmente recebeu, portanto leia quantas vezes for necessário para garantir a exatidão nas informações tanto nos rendimentos quanto nas informações pessoais.

2° Cuidados ao declarar dependentes

Declarar dependente exige cautela uma vez que o mesmo abate o valor tributável da sua declaração, para o ano de 2017 todo dependente com 12 anos ou mais precisam ter CPF, um erro muito comum é quando os pais fazem declarações separadas e querem colocar os filhos como dependente, fique atento, pois o filho só pode constar em uma declaração.

3º Fique atento aos prazos

A declaração deve ser entregue até o ultimo dia útil do mês de abril e este ano será no dia 28, entregar após esta data gera multa para o contribuinte. Tem valor a restituir? Então faça sua declaração o quanto antes para sair logo nos primeiros lotes, pois quem demora para declarar recebe nos últimos lotes, e atenção se precisar retificar sua declaração a data de entrega passa a ser o da retificadora.

4° Cuidado com abatimentos

Fique atento para o que pode ser abatido no imposto de renda, pois não é qualquer gasto que pode ser utilizado, e sempre que for lançar alguma das deduções legais mantenha guardado os recibos e notas fiscais por 5(cinco) anos, pois este é o prazo máximo que a receita estabelece para fiscalizar os contribuintes.

5° Declarando escola particular

Pagamentos para escolas particulares podem ser abatidos na sua declaração porem, é preciso se atentar as exigências para não cometer erros, apenas escolas de ensino fundamental, médio, Técnicos, superior, pós graduação, mestrado e doutorado, podem ser utilizados e só é possível abater os valores de mensalidades pagas até o limite máximo de R$ 3.561,50 no ano, não incluindo os valores gastos com materiais e livros, portanto cuidado para não lançar um valor maior que o teto estabelecido.

6° Restituição em conta nominal

Se ao preencher sua declaração você tiver valores a restituir será necessário informar uma conta bancaria para que seja depositado esse valor, apenas contas em nome do contribuinte são aceitas para fazer a restituição, porem essa informação não é analisada na hora de informar a conta no sistema, sendo possível colocar qualquer uma, mas quando for receber o valor ficará com o dinheiro bloqueado e precisará ir até uma agencia do Banco do Brasil para regularizar esta informação.

7° Fraude pode custar caro

E por ultimo e não menos importante, muito cuidado com informações que não são verdadeiras, omitir rendimentos ou mesmo declarar pagamentos que não efetuou é um risco muito grande que muitas vezes não vale a pena correr, você pode ser multado ou até mesmo responder criminalmente por isso. Com o avanço da tecnologia o cruzamento das informações estão cada vez mais eficientes e o risco de contar aquela mentirinha para restituir um pouco mais esta cada vez maior, a multa por sonegação pode chegar a 75% sobre o imposto devido. Leia o artigo – Cuidado com a malha fina.

CLIQUE  AQUI! E saiba mais sobre como fazer sua declaração de imposto de renda 

 

Sérgio Tafine

Baixe Grátis nossa Planilha de Fluxo de Caixa!

paixaocontabil

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *